fechar

POLÍTICA INDUSTRIAL

Análise de medidas de cunho setorial para melhorar o desempenho da indústria.

A próxima onda

A demanda por motocicletas, celulares, eletrodomésticos, entre outros bens de consumo, gerada pelo aumento da renda da população brasileira de classes D e E, como reflexo das políticas de combate à pobreza que vêm sendo introduzidas no Brasil desde o início dos anos 1990, atenuou o impacto da crise sobre a nossa economia. Entretanto, é necessário aprofundar a reflexão sobre o significado do aumento do poder de compra desse grupo, fenômeno que está acontecendo em escala global. Ele tem decorrido de processos de urbanização e de políticas de renda similares às nossas e que vêm sendo aplicadas em países populosos, como  Índia, China e México, relação esta que pode crescer, na medida em que outros países têm buscado aderir às metas de redução da pobreza definidas desde 2000, pela Declaração do Milênio (ONU) .

Leia mais...

Investimentos das multinacionais em geral e em P&D - O Brasil cada vez menor nesse mapa

A gradual liberalização do comércio mundial nas últimas décadas facilitou às empresas multinacionais o estabelecimento de redes internacionais de produção. Dessa forma, parcela crescente da produção é exportada aos consumidores internacionais ou para as empresas do mesmo grupo a que ela pertence, em lugar de se destinar exclusivamente à venda no mercado onde o produto foi produzido.

Leia mais...

A política industrial e o papel do Estado

Toda a polêmica em torno de uma política industrial decorre de concepções diferentes quanto às causas e formas de promover o desenvolvimento econômico e sobre como o Estado deve intervir na economia, com o objetivo de corrigir falhas de mercado.

Leia mais...

A Ação Pública diante da Inovação

Pressupondo-se que o motor do desenvolvimento é a mudança tecnológica acoplada a investimentos, cabe discutir os principais instrumentos de políticas públicas capazes de promover esse avanço.
Ao mesmo tempo em que o sistema econômico deve caminhar para tornar novas tecnologias disponíveis, deve-se evitar que elas se tornem excessivamente heterogêneas ou que demorem muito para se difundir, o que levará a produtos e processos ultrapassados.

Leia mais...

feed-image RSS feed-image ATOM